terça-feira, 18 de abril de 2017

Grupo Hiperdia – Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

           Aconteceu ontem, dia 17 de abril mais uma reunião do grupo de Hipertensos e Diabéticos, onde os usuários passaram por avaliações de rotina, e foram orientados acerca da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que acontece de 17 de abril a 26 de maio. A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país, e este ano, a grande novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B; e a contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Veja quem recebe a vacina pelo SUS
·                   Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
·                   Gestantes
·                   Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
·                   Idosos (a partir de 60 anos)
·                   Profissionais da saúde
·                   Povos indígenas
·                   Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
·                   Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
·                   Professores de escolas públicas ou privadas

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário