terça-feira, 11 de outubro de 2016

Rádio: Dia Mundial do Coração

Sociedade Brasileira de Hipertensão lembra a importância de manter a pressão sob controle para evitar doenças cardiovasculares
No próximo dia 27 de setembro o mundo inteiro estará comemorando o dia mundial do coração. A melhor forma de celebrar este dia é exercer ações conjuntas para diminuir a principal causa de morte nos países ricos e nos países emergentes que são as doenças cardiovasculares, principalmente as doenças do coração. Dentre as principais causas das doenças cardíacas como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.
Por ser a mais prevalente, a hipertensão arterial é o principal vilão, responsável direto por milhares de mortes atribuídas às doenças cardíacas. Quando não controlada, isto é, quando acima de 140 / 90 mmHg, a pressão arterial causa lesões na aorta, o vaso principal que conecta o coração com os principais órgãos, que produzem uma sobrecarga extra para o coração, que fica com o músculo mais rígido e com o tempo aumenta de tamanho e dilata, isto é, fica inchado. Em conseqüência, o paciente tem insuficiência cardíaca, apresentando sintomas como falta de ar para fazer esforços e inchaço nas pernas.
Na manhã do dia 28 de setembro, às 10:00 a técnica de enfermagem e enfermeira do PSF, Laurilleyde e Liégia, realizaram orientações importantes para todos os ouvintes da rádio de Viçosa sobre como previnir doenças relacionadas ao coração, sintomas de problemas já existentes, dentre outras dicas. Esse trabalho foi pensado em virtude de estarmos na semana do dia mundial do Coração, e pensando que o trabalho preventivo têm muito mais chances de êxito essas profissionais dedicadas aos cuidados da população Viçosense, sempre estão a disposição para maiores duvidas ou até mesmo para atendimentos de outra natureza. Este trabalho preventivo é realizado periodicamente no grupo do Hiperdia, e também nos atendimentos nas unidades de saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário