sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Caminhada Novembro Azul e pelo fim da violência doméstica contra a mulher

                Hoje foi realizado o encerramento da Campanha do Novembro Azul com uma caminhada pelas principais ruas de Viçosa.

                A atividade foi uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, e trabalhou duas temáticas: o novembro azul e o enfrentamento a violência doméstica contra a mulher. Tendo como objetivo divulgar de maneira mais ampla a importância do cuidado com a saúde do homem; e alertar sobre a violência doméstica, que já não pode ser vista como “briga de marido e mulher” e sim como uma questão social e de saúde pública.













Campanha de Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, por meio dos agentes comunitários de saúde continuam com a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos. A dose é gratuita e deve ser aplicada em animais maiores de três meses de idade para proteção dos mesmos e da população em geral.          A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. 





Café com Ideias

Quinta-feira, dia 27 de novembro foi realizada mais um Café com Ideais promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Dessa vez a reunião foi com os trabalhadores da Atenção Básica: agentes de saúde e endemias, Unidade Básica de Saúde Antônio Fernandes Martins e Unidade da Saúde da Família Bráz de Souza Barra.

A reunião contou com a presença da secretária Vanda Campos e o prefeito Antônio Gomes de Amorim, que ouviram atentos as possibilidades e limitações do dia-dia dos profissionais dessa secretaria e debateram juntos o melhor caminho para a efetivação de uma saúde de qualidade para os usuários do nosso município.





Prestação de Contas na Câmara Municipal

Sexta-feira, dia 21/11 os secretários municipais de Viçosa-RN realizaram prestação de contas na Câmara Municipal de Vereadores através de apresentação das ações e serviços prestados durante o ano de 2014. Na oportunidade a Secretaria Municipal de Saúde, Vanda Campos trouxe o demonstrativo de todos os programas, projetos e procedimentos realizados em todos os níveis de atenção a saúde; e a coordenadora do Nasf Theresa Adélia, explanou sobre as ações desenvolvidas na atenção básica.





Fotos: Viçosa Click e na Hora RN

Grupo de Homens

            A temática trabalhada no encontro do grupo de homens dessa semana foi o Câncer de Próstata e o cuidado com a saúde do homem. Onde foi realizada entrega de folder´s e orientações sobre como diagnosticar, tratar e se prevenir essa doença, enfatizando que quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.


Grupo de Gestantes

Na última terça-feira, dia 25 de novembro de 2014 foi realizada reunião de encerramento das atividades do ano de 2014 do grupo de gestantes coordenada pela agente de saúde e técnica de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Brás de Souza Barra.



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

NOVEMBRO AZUL: Saúde na Rádio, com o tema Diabetes Melitus

Semana passada, dia 14 de novembro, foi o dia mundial do Diabetes, por isso, o programa Saúde na Rádio, tratou do tema, no último dia 12 de novembro. A nutricionista Rayssa Gomes e a Técnica de enfermagem Laura Rêgo, trataram do tema, destacando a prevenção e controle dessa doença. 
Saiba mais sobre o tema, através do seguinte vídeo:





Fot 1 - Valdo Radialista da FM da Paz, e a técnica de Enfermagem, Laura Rêgo



Foto 2- Radialista Valdo e a nutricionista Rayssa Gomes



CAFÉ COM IDEIAS : Hospital Maternidade Silvestre Gomes Pinto

No último dia 12 de novembro, realizou-se mais um café com ideias, projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Viçosa - RN, e alguns municípios do Rio grande do Norte, que propicia um momento de conversa informal regada a café e ideais. Neste mês de novembro o primeiro encontro foi realizado no Hospital Maternidade Silvestre Gomes Pinto, com a participação da Secretária de Saúde Vanda Campos, o chefe de gabinete Márcio Vagner e demais funcionários do HMSGP. Durante o encontro matinal, foram discutidos os pontos positivos e negativos de cada setor do hospital, sendo construídas diversas ideias para melhorar o serviço, e otimizar as potencialidades. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, busca melhorar as relações entre seus colaboradores, assim como, melhorar ainda mais a qualidade do trabalho.


Foto 1 - Abertura do encontro, pela secretária de Saúde, Vanda Campos.

Foto 2 - Exposição de um dos funcionários.

Foto 3 - Exposição de um dos funcionários.

Foto 4 - Exposição de um dos funcionários.


Grupo de mulheres

          No dia 12 de novembro aconteceu mais um encontro do grupo de mulheres no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O momento foi marcado por muitas atividades com dinâmicas de grupo rodas de conversa e muita informação acerca do diabetes e sobre a um tema muito relevante que é a Consciência Negra. Para falar sobre o tema “Diabetes” veio a equipe da Secretaria de Saúde que trouxe todas as informações de prevenção, controle e o tratamento, já sobre a consciência negra ficou por conta dos técnicos da Assistência Social. A nutricionista do município falou sobre a importância dos alimentos e de hábitos que podem proporcionar para todas as mulheres uma vida saudável, e também deixou claro que a pratica de exercícios físicos podem ajudar bastante na prevenção e no controle de algumas situações relacionadas a problemas de diabetes. Para finalizar a equipe agradeceu a presença de todas e foi servido um lanche. 



Fotos e matéria: http://vicosaclick.blogspot.com.br/

Novembro Azul: Atividade para o SCFV para Idosos do CRAS e HiperdiaNovembro Azul: Atividade para o SCFV para Idosos do CRAS e Hiperdia

      No dia 11 de Novembro foi realizada atividade coletiva entre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos do CRAS o Grupo Hiperdia da Secretaria Municipal de Saúde, onde os usuários participaram de roda de conversa sobre Diabetes e Câncer de Próstata, alongamento, dinâmica e lanche saudável.




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Novembro Azul: Atendimentos UBS




Novembro Azul: Atividade Grupo de Idosos



Ontem, dia 06 de novembro, a assistente social do NASF, Theresa Adélia, realizou trabalho de promoção a saúde com o Grupo de Idosos do CRAS. Na oportunidade foi entregue folder´s sobre a campanha do Novembro Azul, onde a profissional destacou a importância do cuidado com a saúde do homem, buscando sensibilizar para que todos os presentes procurassem a Unidade Básica de Saúde para realização de consultas e exames. Em seguida foram realizadas dinâmicas e sorteio de camisetas da campanha.